Fazia tempo que eu não escrevia sobre filmes aqui, estava esperando assistir algum que realmente valesse a pena, e finalmente encontrei o filme certo. ‘Drive’ é uma produção cheia de estilo, perseguições, adrenalina, tiros, beijos e marteladas, mas bem diferente do que estamos acostumados a assistir.
Durante o dia o motorista (Ryan Gosling) trabalha como mecânico e dublê em filmes de Hollywood, enquanto que à noite ele é um piloto de fuga zangadão. Ele é vizinho de Irene (Carey Mulligan), que é casada e tem um filho com Standard (Oscar Isaac). Percebendo a situação difícil de Standard, que saiu há pouco tempo da prisão, o motorista o convida para realizar um assalto. Só que o golpe dá errado, o que coloca em risco as vidas do motorista, Irene e seu filho.
O começo do filme é bem monótono, não temos muita idéia do que pode acontecer, tudo é misterioso demais, e o protagonista é muito tímido, quase não fala e parece autista. No inicio os diálogos são broxantes e o filme realmente começa a ficar chato, mas de acordo que a história vai evoluindo você vai se envolvendo e o motorista vai ficando muito malvado, mas sua frieza é mantida o tempo todo.
O filme é muito focado no personagem principal, não fica muito ligado no romance dele com Irene, no dinheiro do assalto ou nos vilões. O primeiro ponto que podemos observar é o fato de nunca falarem o nome dele e a relação que a jaqueta de escorpião tem na história. Ele parece inofensivo e bobão mas quando ele tem que resolver os problemas ele vira um monstro louco.
A direção é muito melhor que o roteiro, é um filme que não tem como explicar, você tem que sentir. Tenho certeza que muita gente burra não vai gostar, Drive é um filme ‘cult’, com fortes referencias aos filmes dos anos 70 e 80. Lembra um pouco o estilo do Tarantino mas sem as coisas mongolóides. A trilha sonora é fantástica e a fotografia perfeita, e os fãs de velocidade vão adorar as cenas de perseguição. Mas Drive é um filme que você deve assistir apenas se realmente gostar de cinema, se você for fã dos filmes do Vin Diesel com certeza não vai gostar.